Maria do Bairro


Maria do Bairro é a novela mais famosa estrelada por Thalía / Divulgação - TelevisaMaria é uma garota de 15 anos, que se vê sozinha após perder sua madrinha. Auxiliada por um padre, ela é adotada pelo milionário Fernando De la Vega, que a leva para viver em sua mansão. O ato de caridade desagradará parte de sua família, principalmente seu filho bêbado e irresponsável Luís Fernando e sua ambiciosa sobrinha Soraya Montenegro.
A sinopse de “Maria do Bairro”, terceira e mais famosa novela da “Trilogia das Marias”, guarda enormes similaridades com as histórias anteriores protagonistas com incrível êxito pela mexicana Thalía. A diferença surgiria no desenrolar da trama, que acompanha a transformação de Maria de adolescente romântica e sonhadora em uma mulher madura triste e amargurada. A produção, um remake de “Os Ricos Também Choram”, história original de Inês Rodena lançada em 1979, estreou no México em 24 de julho de 1995 com enorme sucesso. Nesse momento, a atriz e cantora já era uma estrela internacional, devido aos êxitos das novelas anteriores no mundo.
Thalía era a protagonista, entretanto, quem roubava a cena era a diabólica Soraya Montenegro, interpretada magistralmente por Itatí Cantoral. Após aproximadamente um mês e meio de novela, o público viu a vilã principal ser assassinada ao ser atirada por uma janela por seu amante . Soraya estava morta, e a história de “Maria do Bairro” tomaria outro rumo. Após uma série de desentendimentos e enganos entre Maria e Luís Fernando (Fernando Colunga, visto anteriormente em “Maria Mercedes” e “Marimar”, estreando como protagonista), a catadora em um momento de loucura entregou seu filho recém nascido à uma estranha que vendia doces na rua. A partir desse momento, começa uma longa jornada em busca do filho perdido.  Apesar de todo o carisma de Thalía e sua inegável empatia com o público, a novela esfriou com a ausência de sua vilã mor. Na reta final da produção, quando todos pensavam que finalmente Maria seria feliz ao lado de seu marido e filhos, eis que surge novamente em sua vida Soraya, disposta a se vingar da “marginal”. Que segundo a vilã, havia roubado tudo que ela julgava ser seu.
Fenômeno entre o público brasileiro
“Maria do Bairro” chegou ao Brasil em meados de fevereiro de 1997 com o desafio de manter a ótima audiência de “Marimar”. Fez mais do que isso, virou mania nacional e transformou Thalía em um fenômeno televisivo comparável a grandes estrelas como Glória Pires e Regina Duarte. Isso nunca havia acontecido antes com uma atriz estrangeira protagonista de telenovelas. Com média geral em torno de 20 pontos de audiência, a produção mexicana incomodou o “Jornal Nacional” da Rede Globo. “Maria do Bairro” voltou a grade de programação por outras quatro oportunidades, com grande sucesso em 2004, nas tardes do SBT. Garantindo 14 pontos de média, índice que colocou a emissora na liderança durante o período de exibição e timidamente em 1997, meses após o término de sua transmissão original,em 2007 e agora em 2012.

Thalía e Colunga: um dos casais mais famosos das telenovelas internacionais / Divulgação - Televisa
Um fato curioso acontecia durante a primeira reprise de “Maria do Bairro” em 97, os telespectadores que acompanhavam as desventuras da catadora nas noites do SBT viam cada capítulo terminar com uma bizarra imagem congelada. Amadorismo puro, porém justificável. A emissora de Sílvio Santos terminava o capítulo de sua novela no exato momento que a global “Por Amor” era encerrada. Coisas do SBT.
Furacão mexicano
Thalía veio ao Brasil em 1997 pela primeira vez motivada pelo sucesso avassalador de “Maria Bairro” no país. Na ocasião ela participou de diversos programas de televisão para divulgar seu álbum “En Éxtasis”. Até hoje, seu lançamento de maior sucesso em nossas terras. Nessa época aconteceu um caso no mínimo curioso. A estrela mexicana participou de um quadro de entrevistas no extinto “Planeta Xuxa”, apresentado por Xuxa Meneguel. Essa entrevista nunca foi ao ar, dizem que a Globo vetou a participação da cantora por considerar sua imagem vinculada a emissora de Silvio Santos.
Na época o fim de “Maria de Bairro” deixou os telespectadores órfãs de Thalía, já que por mais de um ano a estrela mexicana marcava presença nas telas nacionais com suas apaixonantes Marias. A saudade da bela mexicana seria aplacada com as seguintes visitas da estrela ao Brasil e as inúmeras reprises de suas “histórias de Cinderela”. Porque, como dizem, somos responsáveis por aquilo que cativamos, e Thalía nos encantou com sua beleza, simpatia e talento de uma forma que se tornou inesquecível.